
Ìyá Janaína Portella
Ìyá Janaína Portella (BRASIL) é criadora do Artecurandeira, uma travessia de retorno para o núcleo de nós mesmas e do cuidado atento a nossa cabeça. É escritora, autora do livro 7 encruzilhadas e, em breve, irá parir mais um livro. Uma sacerdotisa das tecnologias ancestrais!
Iniciada, desde 2004, no culto de Yemonjá pelas mãos honrosas da grande Agbá Iyá Beata de Yemonjá. Sacerdotisa das águas! Mãe de quatro homens, filha do Pantanal mato-grossense com movimento negro do Rio de Janeiro. Fundadora da Floresta Sagrada, uma jornada profunda de estudo e práticas das magias de reflorestamento interno.
Neta de benzedeira. Dedica à essas três mulheres velhas, Dona Beata, Dona Iolanda e vovó Nina, cada giro da sua saia.
A seguir, compartilhamos as palavras de Ìyá Janaína Portella sobre a vivência que ofertará no Festival:
"Artecurandeira vai firmar ritual de cura para a cabeça. Abrir a porteira com a licença de Ori, a cabeça sagrada. Oferendar as benzedura das ervas de água para que a cabeça seja apaziguada.
Em firmeza de ritual “Ranti” onde a cabeça lembra o que veio ser aqui na terra.
E, se estou aqui agora, nesta parte desafiadora da história, Invocamos a força da memória ancestral para que seja de beleza e vida a guiança ancestral.
Pelas águas de Mamãe-baleia. Pela mironga da cabocla sereia, Artecurandeira vai firmar seu ritual!"
Acreditamos que certos encontros têm o poder de transformar — e a vinda de Ìyá Janaína é exatamente isso: um presente para todes que acreditam na potência da poesia, do diálogo e da presença feminina que move, toca e inspira.
